sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Como chutar na prova

... ou método hipotético-dedutivo.

o método que descreverei a seguir foi desenvolvido por mim há cerca de um ano ou pouco mais. época em que passei para a segunda fase da unesp em engenharia civil. porém como não sou inteligente e não gosto de estudar, fui mal na segunda fase, que é dissertativa. pois meu método só se aplica a questões de múltipla escolha (xizinho).

até hoje não havia compartilhado meu método com ninguém, porém já havia pesquisado na internet, e descobri que algumas pessoas já o utilizam há um certo tempo. mas tais pessoas não gostam nem um pouco de conversar sobre ele, muito menos de compartilhá-lo com os outros, pois temem que isso cause um congestionamento nos vestibulares das grandes universidades, ou até mesmo uma crise no atual sistema de seleção utilizado pela maioria das universidades no brasil (vestibulares de múltipla escolha), que já foi completamente erradicado no exterior há muito tempo, devido a métodos parecidos com o meu, que caíram no conhecimento do povão.

como já havia dito, meu método se aplica a questões de múltipla escolha de 5 alternativas (unesp, fuvest, enem, etc.) e não exige nenhum conhecimento avançado de matemática, apesar de se fundamentar em pura lógica aritmética.

vamos a descrição do método:

suponhamos que vc está respondendo a questão x, e que após ler o enunciado e as alternativas (a, b, c, d, e), não faz a menor ideia de qual seja a correta. o que não atrapalha em nada em nosso método, pois ele é tão fantástico que funciona até mesmo se vc não ler a questão!
pois bem, o primeiro passo consiste em simplesmente escolher aleatoriamente (chutar) uma das cinco alternativas. vamos supor aqui que vc tenha escolhido a alternativa "c". é sabido que, como a questão possui 5 alternativas, vc teria um quinto de chance de ter acertado tal questão, ou seja, apenas 20%, e 80% de chance de ter errado. até aqui sua chance de ter errado é quatro vezes (4 x 20% = 80%) maior do que de ter acertado. o que pode ser traduzido como: a probabilidade da alternativa correta ser alguma das outras, e não a "c", é de 80%. o que faz com que seja altamente recomendado, obrigatoriamente recomendado, que vc escolha uma delas, pois são 80% vs 20%. suponhamos que vc tenha mudado para a alternativa "a". analisemos seu progresso: vc escolheu a alternativa "a" dentre quatro alternativas, o que te dá um quarto de chance de ter acertado, ou seja, 25%. vc já ganhou 5% a mais de chance de acertar! mas o método não pára por aí. pois ainda assim, a chance de vc ter errado e a alternativa certa ser alguma das outras é de 75%. três vezes maior (3 x 25% = 75%) a chance de vc ter acertado! portanto vc terá três vezes mais chances de acertar se escolher uma delas! suponhamos que agora vc escolha a alternativa "b". vc tem agora cerca de 33% (um terço) de chance de acertar. mas como vc já deve ter percebido, vc tem o dobro (66% ou dois terços) de chance de ter errado e a alternativa certa ser uma das outras. sendo assim, é óbvio que vc deve escolher novamente, e agora com um total de 50% de chance de acertar! o que começou com apenas 20% agora já é metade/metade. provavelmente se vc ler as duas alternativas e a questão novamente, vai ser capaz de distinguir qual é a mais provável entre as duas.

utilize o método à vontade e seja feliz! mas não se esqueça de deixar um comentário, nem que seja simplesmente um obrigado, pois ajuda a arrecadar fundos para diversas ONGs.

Um comentário: