Piraju, ou a ilha, como é comumente chamada, é uma pequena porção de terra rodeada por água por todos os lados. As águas que rodeiam esta porção seca são as águas do Rio Paranapanema, nome de expressão indígena que em tupi-guarani significa Oceano Índico. A ilha é uma terra com propriedades únicas, com características não encontradas em nenhum outro lugar da Terra. Diversos pesquisadores e turistas vêm para a ilha para observar estas características até mesmo místicas, além de poderem apreciar todas as lendas que afamam a ilha em todo planeta.
A história da ilha atravessou as águas que a rodeiam, chegando a terra firme do outro lado, fazendo com que seus inúmeros mitos fossem popularizados. A ilha é conhecida pelo mundo afora, de maneira que possui grande apelo comercial e artístico, sendo retratada nas mais variadas formas de arte, desde a música até os filmes, as películas e também até a mais bela de todas as artes: o cinema.
É sabido que, uma vez nascido na ilha, dificilmente o indivíduo consegue sair (com vida) daqui. E eu sou a prova (viva) disso. Isto acontece, segundo antigos escritos nas cavernas da ilha, devido ao fato de a ilha ainda não ter terminado conosco. Em outras palavras, cada um de nós que nasceu na ilha, nasceu aqui por um propósito muito importante. E a ilha não nos dispensará de nossas obrigações até cumprirmos o grande propósito pelo qual estamos aqui. Ela dita o que devemos ou não fazer. Podemos tentar gritar com todas as nossas forças "NÃO ME DIGA O QUE EU NÃO POSSO FAZER", pois o poder dela é muito maior e, se ela não quer que alguém faça algo, creia-me leitor, este alguém não o fará.
Cabe a cada habitante da ilha buscar conhecer o importante propósito pelo qual está aqui e cumprí-lo da melhor maneira possível. Esta é a única maneira de se libertar do jugo da ilha e de salvar a sua alma.
Eu já descobri o grande propósito pelo qual eu nasci aqui, mas não entrarei em detalhes sobre tal coisa, pois vai que o propósito de alguma outra pessoa que aqui nasceu seja o de impedir que eu cumpra o meu?
Essa postagem é uma homenagem a ilha, que faz aniversário amanhã. Infelizmente, eu não estarei na ilha no dia de seu aniversário, pois terei que ir resolver algumas pendências nos Estados Unidos. Mas não se preocupem, pois eu voltarei a ilha, pois ela ainda não terminou comigo. E a ilha sempre dá um jeito de trazer de volta seus moradores, quando precisa deles...
Lost: uma premiada série americana baseada na história de Piraju.



foi gravado na ilha, este na década de 40.

monumento da ilha: o Um Peixe Amarelo.

aparecendo ao fundo): a irônia sempre foi um dos pontos fortes
do prefeito da ilha (no poder há 120 anos).
Por que estamos aqui? Pergunta que é feita pelo ser humano desde
o início dos tempos (especialmente pelos moradores da ilha). A foto
acima responde esta pergunta, mostrando o principal motivo pelo
qual todos nós estamos aqui.
o início dos tempos (especialmente pelos moradores da ilha). A foto
acima responde esta pergunta, mostrando o principal motivo pelo
qual todos nós estamos aqui.