Pra quem não sabe, hoje é comemorado o Dia do Funcionário Público, profissional responsável por... por... bem, um profissional muito importante em nossa sociedade. O funcionário público é contrato pelo município, estado ou país para trabalhar para o povo, em instituições públicas. E é o único profissional que é pago para não fazer absolutamente nada.
Ser funcionário público implica em não fazer nada, não porque não tem nada para ser feito, mas sim porque os funcionários públicos não sabem exatamente o que têm de fazer. E como fazer tal pergunta soa muito mal, é preferível fingir trabalhar a perguntar isso. O mais curioso é que todos fingem trabalhar, procurando descobrir o que os colegas de trabalho fazem, enquanto que os próprios colegas fazem o mesmo – fingem trabalhar tentando descobrir a função dos demais dentro daquele órgão público. A esperança guardada no íntimo de todo funcionário público é de um dia descobrir que os demais funcionários também não fazem nada e poder confessar que enfrenta há anos a mesma situação, a de não fazer nada. E que juntos possam rir desse atoleimado mal estar gerado pelo engodo, e dali em diante, tornem o ambiente de trabalho um local mais amigável, sem precisar dos fingimentos.
Mas é provável que isto seja uma utopia e nunca aconteça, pois ninguém vai dar o braço a torcer, com medo de descobrir que todo mundo trabalha e que ele é o único vagabundo da repartição. Embora isso também nem seja um problema tão grande, pois é do conhecimento de todo mundo que funcionário público não pode ser mandado embora por motivo algum, mesmo que durma nas oito horas de trabalho e depois elogie a mãe do superior imediato.
Enfim, este post é para homenagear estes profissionais tão importantes na vida de todos nós: os funcionários públicos. E se você, assim como eu, também é funcionário público: meus parabéns!
E só para constar, o "púbico" no título do post foi totalmente proposital porque... bem, não tem um porquê.
... e um trabalhador comum, com jornada de trabalho
superior a 16 horas diárias, otimista num futuro melhor.
Viva a Labutaria!!!!
ResponderExcluir