domingo, 8 de novembro de 2015

Tipos de Relacionamento

¹

Já faz algum tempo que o namoro tradicional deixou de ser a única via das pessoas de terem seus relacionamentos íntimos. O objetivo desse textículo é discorrer sobre outros tipos de relacionamento que estão na moda atualmente. Mas antes de começarmos a apresentar quais são, e seus prós e contras, é importante refletirmos sobre qual é a motivação pela qual as pessoas buscam relacionamentos na vida adulta.

Pensando sobre o assunto, acredito que as pessoas buscam relacionamentos pelos seguintes motivos (do mais importante para o menos importante): intimidade emocional, suporte social, alguém pra esquentar seu pé nas noites frias, constituição de família e de projetos de vida e contato sexual. No entanto, a ideia de uma relação para toda a vida vem a cada dia perdendo mais sua força, sendo substituída por outras concepções de relacionamentos. E a seguir, apresentarei algumas delas:


1. Amor platônico

A.mor-pla.tô.ni.co. (do nome próprio, Plato). sm. = Originalmente, o amor inenarrável que Platão sentia pelo filósofo e jogador de futebol Sócrates. O amor platônico é caracterizado por ter sua existência apenas no mundo das ideias do sujeito que ama, uma vez que o sujeito que é amado desconhece tal sentimento. Em alguns casos, o sujeito amado pode nem mesmo existir, tornando ainda mais difícil que o mesmo saiba que é amado.

Vantagens: (1) uma vez que o sujeito amado jamais é confrontado com a ideia de tal amor, não há a possibilidade de se levar um pé na bunda; (2) poucas brigas.

Desvantagens: (1) é tudo de mentira; (2) seu pé continua gelado no frio.

Sócrates: o amor platônico de Platão.

Cammy: um amor platônico de minha infância.


2. Friendzone

Friend.zone. (fz). sf. = Nível de amizade ambíguo e obscuro entre um amante e alguém que não corresponde². Em geral, homens desfrutam desse relacionamento mais do que mulheres, numa proporção de 7:1. Pode se tratar de um amor platônico, mas nem sempre o é. Em muitos casos, o amante dá claros sinais (ao seu ver) de suas intenções afrodisíacas, mas a pessoa amada não percebe tais dicas. O termo foi cunhado por Joey Tribbiani, da série Friends (Pt: Amigos - Br: Eu Escolhi Esperar) para se referir ao sentimento do personagem Ross Geller pela personagem Raquel Verde. Estimativas indicam que menos de 5% dos friendzoneds conseguem deixar a zona do amigo.

Vantagens: (1) nunca terminar o relacionamento; (2) poder sempre sonhar em como poderia ser diferente (fenômeno "e se?").

Desvantagens: (1) ser um babaca, desperdiçando o tempo que poderia estar investindo em outros relacionamentos, (2) na esperança de ser correspondido pela pessoa amada.

Friendzone: como tudo começou.

Doug Funnie: um dos grandes expoentes da friendzone.

Esquema simples para saber se você está na friendzone.

Outra explicação para a friendzone.

Como entrar na friendzone (via 9gag.com)



3. Poliamor

Po.li.a.mor (muitos amores). sm. = Estado elevado de desapego, em que o indivíduo se permite envolver-se simultaneamente de forma séria com mais de uma pessoa, ao mesmo tempo em que permite que seu(s) parceiro(s) façam o mesmo. O poliamor não se confunde com a bacanal, pois tem como alicerce, como o próprio nome diz, o amor, isto é, é pautado numa relação afetiva não monopolizadora.

Vantagens: (1) poliamar vários poliamores; (2) rachar o preço do combustível.

Desvantagens: (1) manejamento do tempo; (2) não poder colocar seu status com várias pessoas no facebook.

Como eu não sabia o que por nessa merda, resolvi por o
Símbolo do Poliamor.


4. Amizade colorida

A.mi.za.de-co.lo.ri.da. sf. = Relação de carinho, respeito, apoio mútuo e cumplicidade entre duas pessoas, que difere das amizades tradicionais por ser coroada com acesso sexual esporádico a(o) amiguinha(o). Difere do namoro tradicional, por não haver a exigência de exclusividade sexual, nem o compromisso de continuar se relacionando a longo prazo, sendo tais encontros sexuais podendo ser interrompidos a qualquer momento. De certa forma, é o oposto da friendzone.

Vantagens: (1) trocar risadinhas secretas de cumplicidade com a(o) amiga(o) colorida(o), quando estiverem com outros amigos, fazendo piadinhas internas; (2) ter alguém pra beijar quando as luzes se apagarem no ano novo.

Desvantagens: (1) alguém pode querer algo mais e colocar tudo a perder; (2) dificuldade de esconder tal amizade da sociedade opressora.

Confeti: gostoso e colorido.



5. Manda nudes

Man.da-nu.des (do inglês, send nude, for God's sake). imp. = Campanha internacional criada para sensibilizar as pessoas sobre a importância de compartilhar fotos de sua própria nudez. Filosofia neoliberal baseada na obra "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, que defende a ideia de que é imoral restringir a sociedade de ter acesso ao seu corpo. É um relacionamento pautado nas técnicas de persuasão, sendo que sujeitos mais habilidosos são capazes de conseguir negociar nudes com os investidores mais conservadores.

Vantagens: (1) ter nudes; (2) enviar nudes.

Desvantagens: (1) trolls (eles estão em toda a parte); (2) é necessário uma boa conexão com a internet.

Um criativo "manda nudes".

Outro "manda nudes".

Trolls: o grande perigo de quem quer mandar nudes na internet.



¹ Meus agradecimentos à minha amiga cujo nome tem dois Es seguidos, pela inspiração para falar sobre a friendzone, ao John Bowlby, por sua teoria que me fez pensar muito sobre o amor (ah, o amor!), à Cammy, por ter sido o meu amor platônico, ao Joey Tribbiani, por ser tão charmoso, e à todas as minhas amizades coloridas e também a todo mundo que me enviou nudes essa semana, me inspirando para escrever sobre o tema.
² Paschoal, Andressa (2015).