domingo, 6 de julho de 2025

Ione Lao

Diálogo em inglês:

Reporter: Do you enjoy Carnival here in Itapetininga?

Ione: I loathe it!

Reporter: Is it really that awful?

Ione: I hate it!

Reporter: So why are you here?

Ione: Why am I here? Because the judge declared me insane, wiped out all my money, took everything, and I’m stuck in this damned town—I can’t go anywhere. That’s why I’m here.

Reporter: What choice did you have? You had to come back here?

Ione: Of course! It’s not that I chose to come here—I was born in this CURSED place! A town of churches, a town of Christians. I’m not a Christian. I have no religion. And the judge locked me up here. I can’t leave. By the way, you’re quite a looker.

Reporter: Thank you very much [laughs]. What’s your full name? What’s your full name?

Ione: Ione.

Reporter: Ione?

Ione: Ione Lao.

Reporter: Ione Lao. Thanks [laughs].

Ione: But you really are a looker, you know.

Reporter: Thanks, I appreciate it.

====================================================

Ione Lao, para quem não sabe, é uma personalidade do interior de São Paulo, que, em 2011, virou meme após declarar seu ódio à cidade de Itapetininga, à autoridade jurídica local e às igrejas e aos cristãos. O trecho acima corresponde à transcrição em inglês do diálogo de poucos segundos — mas épico — que ela teve com o repórter que cobria os festejos carnavalescos. Para ver a repórter na íntegra, confira o vídeo a seguir. 





O que pouca gente sabe é que Ione Lao, um dos melhores memes da internet do velho testamento, brindou-nos gentilmente com uma bela entrevista, em que conta sua dúvida, bem como bastidores que a levaram a proferir as palavras mais sábias que a TV do interior de São Paulo já teve o privilégio de transmitir. 

Este singelo post é uma tentativa de divulgar a entrevista, que vale muito a pena ser assistida muitas e muitas vezes. Aproveitem!



====================================================

Diálogo em português:

Repórter: A senhora gosta do carnaval aqui de Itapetininga?

Ione: Detesto!

Repórter: É péssimo?

Ione: Odeio!

Repórter: E por que que tá aqui?

Ione: Por que eu tô aqui? Porque o juiz me considerou louca, tirou toda a minha grana da conta, tirou tudo e eu tô presa nessa cidade maldita, e eu não posso ir para lugar nenhum. É por isso que eu tô aqui.

Repórter: Aí fazer o quê? Teve que vir pra cá?

Ione: Claro! Não é que eu tive que vir pra cá. Eu nasci nesse MALDITO lugar! Lugar de igreja, lugar de cristão. Eu não sou cristã. Não tenho religião. E o juiz me prendeu aqui. E eu não posso sair. Aliás, você é um gato.

Repórter: Muito obrigado [risos]. Qual que é o seu nome completo? Qual que é o seu nome completo?

Ione: Ione.

Repórter: Ione?

Ione: Ione Lao.

Repórter: Ione Lao. Obrigado [risos].

Ione: Mas que você é um gato, é.

Repórter: Obrigado, viu.